O Brasil está de parabéns no que tange à produção de espumantes de renome, tudo isso graças ao clima encontrado em algumas regiões do sul, como na Serra Catarinense.
Quando levamos em conta os países do “Novo Mundo” (América do sul somada à Califórnia), vemos que realmente não há páreo para nossos espumantes.
O Chile, um país de renome na produção de vinhos, não obteve um produto equiparado aos espumantes catarinenses; o mesmo pode ser dito sobre a Argentina, que embora tenha tintos excepcionais, jamais obteve destaque internacional nos espumantes.
Entenda como este mercado tem crescido no Brasil!
A Serra Catarinense se destaca muito na produção de espumantes.
Segundo os dados da Ideal Consult, uma empresa de auditoria de renome, o mercado de espumantes cresceu incríveis 32% em 2021 — em relação ao ano anterior.
Para 2022 há uma projeção de crescimento de 18%, em comparação com 2021.
Boa parte desse sucesso se deve às características da Serra Catarinense: o clima frio, a água e o solo ajudam na produção de espumantes de qualidade.
Veja alguns espumantes catarinenses renomados!
Quando o assunto é espumante catarinense, três grandes nomes sempre aparecem:
Vamos explicar os diferenciais destes vinhos!
Espumante branco brut, tem em sua composição uva Pinot Noir. Sua coloração amarela palha é muito atraente e chamativa, de perlage abundante e fina.
Seu sabor traz notas de lima e acerola, e seu aroma remete a frutas cítricas, flores brancas e pão tostado.
Esse espumante catarinense harmoniza muito bem com períodos festivos, onde aperitivos são servidos. Fácil de compor sabores, serve para diversos estilos de pratos, principalmente aqueles que contém lulas, camarões e ostras.
Vencedor do X Concurso do Espumante Brasileiro, esse espumante rosé representa toda a força dos brasileiros na elaboração de espumantes.
Seu sabor apresenta notas de morango, framboesa e ameixa vermelha; seu aroma traz pitanga, ameixa vermelha e amora, todos equilibrados com pão tostado.
Sua tonalidade rosa claro é convidativa e muito elegante.
Esse espumante catarinense foi feito para frutos do mar, sushi, moqueca e carnes brancas. No entanto, também é ótimo para acompanhar sobremesas, principalmente macarons.
San Michele é um moscatel de extrema qualidade e destaque, com elaboração tipicamente italiana. Versátil, leve e delicadamente doce, é perfeito para diversas ocasiões.
Seu sabor traz notas de frutas tropicais e peras, e seu aroma tem traços delicados de abacaxi e pêssego. Sua tonalidade amarelo palha com reflexos esverdeados agrada aos olhos.
Esse espumante se harmoniza muito bem com pratos que levam salmão, atum e frutos do mar. Queijos leves e algumas sobremesas, como tortas e sorvete, também se beneficiam deste espumante.
É bom descobrir que o Brasil se destaca na fabricação de espumantes e que cada dia mais é tido como referência nesse mercado, não é verdade?
Com certeza temos um futuro promissor à frente!
Que tal conferir esses e muitos outros assuntos sobre Vinhos e Espumantes? Para isso, siga a Confraria Catarina no Instagram.